Governo Federal retorna ao PMCMV

Cerca de 11 mil pessoas serão beneficiadas. Até 2026 a meta é entregar 2 milhões de moradias

O Governo Federal e a CAIXA anunciaram, nesta terça-feira (14), a entrega de 2.745 novas moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), beneficiando cerca de 11 mil pessoas. Os empreendimentos ficam localizados nos municípios de Santo Amaro (BA), Lauro de Freitas (BA), João Pessoa (PB), Contagem (MG), Aparecida de Goiânia (GO), Luziânia (GO), Cornélio Procópio (PR), Santa Cruz do Capibaribe (PE) e Salvador (BA). 

O evento de entrega das chaves às famílias foi realizado de forma simultânea, com solenidades em cinco municípios. Em Santo Amaro (BA), a cerimônia contorno com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente da CAIXA, Maria Rita Serrano, e demais autoridades.

Em seu discurso, Lula falou da importância do PMCMV na vida da população. “Eu vim entregar uma casa a uma mulher que quase não consegue pegar a chave de tanta emoção”. O presidente disse ainda que “a CAIXA estará à disposição dos prefeitos para ajudar a fazer projetos, a conquistar o dinheiro que vocês precisam”.

Já a presidente da CAIXA, Maria Rita Serrano, afirmou que “a CAIXA cumpre seu papel mais primordial, social, de contribuir para o desenvolvimento do país. E, juntos com Lula, governadores e prefeitos, estamos reconstruindo o Brasil”.

Novo Minha Casa Minha Vida

O presidente Lula também assinou em Santo Amaro, nesta terça-feira (14), a Medida Provisória que lança o novo Minha Casa Minha Vida. O programa habitacional volta a focar na população de baixa renda, na Faixa 1, que atenderá famílias com renda bruta de até R$ 2.640. A meta é entregar 2 milhões de moradias até 2026.

Entregas com solenidades : 

Em Santo Amaro (BA) , foram entregues dois empreendimentos. O Residencial Vida Nova Santo Amaro conta com 440 unidades habitacionais e o Residencial Vida Nova Sacramento é composto por 244 casas sobrepostas.

Em Aparecida de Goiânia (GO) , foram entregues aos beneficiários 300 apartamentos de 49,21m² do Residencial Sebastião Vieira.

O município de Contagem (MG) foi contemplado com a entrega de dois empreendimentos. Os Residenciais Icaivera I e II são compostos por 300 apartamentos de 43,50 m2.

A cidade João Pessoa (PB) recebeu o Residencial Vista Alegre I, com 160 apartamentos de 43,25m². 

Por fim, em Lauro de Freitas (BA) , ocorreu a entrega de 206 novos apartamentos do Residencial Morada Tropical, que passa a ter 500 unidades habitacionais compostas por sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. 

Todos os iniciados iniciados de unidades que podem ser adaptados para Pessoas com Deficiência (PcDs). Além disso, os moradores poderão usufruir de equipamentos de lazer, como parque infantil, quadra poliesportiva e quiosques.

Demais entregas:

Além dos eventos de hoje, outras quatro cidades tiveram entregas operacionais de empreendimentos:

  • Corn é lio Procó pio (PR): Residencial José Benedito Catarino – 238 unidades habitacionais;
  • Luziânia (GO): Residencial Almirante Vermelho Monarca – entrega de 192 casas;
  • Santa Cruz do Capibaribe (PE): Residencial Cruzeiro (entrega parcial de 206 unidades);
  • Salvador (BA): Residenciais Paraguari 1 e 2 – 159 novas unidades habitacionais.

Retomada das obras do programa:

Também estão sendo retomadas as obras de outros cinco empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, localizados em Rio Largo (AL), Chapadinha

(MA), Imperatriz (MA), Governador Valadares (MG) e Belém (PA), que somam 5.562 unidades habitacionais, com novo investimento de R$ 159 milhões pelo Governo Federal. 

Fonte: https://caixanoticias.caixa.gov.br/